Duke Ellington
Foi durante décadas o mais significativo compositor de jazz.Nasceu em 1899 em Washington e começou a estudar piano com sete anos, sendo muito influenciado por pianistas do ragtime. A sua primeira experiência em Nova York, foi um fracasso, mas uns meses depois o aconselharam a voltar. Desta vez foi com a Elmer Snowden’s Washington band, conhecidos por Whashingtonians: Sonny Greer (bateria), Otto Hardwick (saxofones), Snowden (banjo) e Artie Whetsol (trompete), este pequeno grupo que tocou em clubes de Hollywood e Kentucky. Uma particularidade das suas composições foi o "Ellington effect". Este efeito pode ser ouvido em Mood Indigo, onde a forma tradicional da coletiva improvisação (New Orleans) - clarinete no registo agudo, trompete com o tema e o trombone com o baixo - é invertida, o trompete fica com o registo agudo, o trombone com a melodia e o clarinete no seu registo chalumeau faz o baixo. Outra inovação de Ellington foi a introdução do timbre do saxofone barítono, tocado por Harrey Carney e do trombone de Juan Tizol, que funcionou como quarta voz adicionada a um ensemble de três saxofones. Na fase final da sua carreira gravou com jovens músicos do jazz, como por exemplo, John Coltrane, Charles Mingus e Max Roach (Money Jungle, 1962).
Louis Armstrong
Um génio que se tornou um modelo para os restantes músicos do seu tempo, que se via a ele próprio como um “instrumento” para fazer chegar ao público “aquelas notas” que ele tanto amava através da sua trompete. Talvez tenho sido ele quem conseguiu elevar o jazz à categoria de arte.Nascido em New Orleans, em uma família muito pobre , abandonado pelo pai e uma mãe que não lhe conseguia dar o apoio que necessitava, terão o levado a cometer pequenos actos que o levariam à Casa para Crianças Negras Abandonadas, durante dois anos. Foi la que ele teve o seu primeiro contato com a música integrando a banda da instituição e, com 12 anos, teve seu primeiro contato com o trompete.
"Armstrong faleceu em 1971 e fez atuações até essa altura e, talvez, não lhe tenha sido dado todo o mérito e reconhecimento devidos ao músico que revolucionou e deixou um tão grande legado ao Jazz e ao mundo".
Miles Davis
Durante mais de 40 anos, Miles Davis reinventou o jazz... ...não só pelo seu dom como musico, mas também pela sua genealidade como improvisador.Além de participar no desenvolvimento do bebop, ele foi o percursor do cool jazz. Enquanto o bebop tem como pontos fortes a composição e o improviso.Miles participou ainda no arranque do jazz-rock, do jazz modal e do jazz-fusão, que derivou posteriormente no acid jazz.
Foi durante décadas o mais significativo compositor de jazz.Nasceu em 1899 em Washington e começou a estudar piano com sete anos, sendo muito influenciado por pianistas do ragtime. A sua primeira experiência em Nova York, foi um fracasso, mas uns meses depois o aconselharam a voltar. Desta vez foi com a Elmer Snowden’s Washington band, conhecidos por Whashingtonians: Sonny Greer (bateria), Otto Hardwick (saxofones), Snowden (banjo) e Artie Whetsol (trompete), este pequeno grupo que tocou em clubes de Hollywood e Kentucky. Uma particularidade das suas composições foi o "Ellington effect". Este efeito pode ser ouvido em Mood Indigo, onde a forma tradicional da coletiva improvisação (New Orleans) - clarinete no registo agudo, trompete com o tema e o trombone com o baixo - é invertida, o trompete fica com o registo agudo, o trombone com a melodia e o clarinete no seu registo chalumeau faz o baixo. Outra inovação de Ellington foi a introdução do timbre do saxofone barítono, tocado por Harrey Carney e do trombone de Juan Tizol, que funcionou como quarta voz adicionada a um ensemble de três saxofones. Na fase final da sua carreira gravou com jovens músicos do jazz, como por exemplo, John Coltrane, Charles Mingus e Max Roach (Money Jungle, 1962).
Louis Armstrong
Um génio que se tornou um modelo para os restantes músicos do seu tempo, que se via a ele próprio como um “instrumento” para fazer chegar ao público “aquelas notas” que ele tanto amava através da sua trompete. Talvez tenho sido ele quem conseguiu elevar o jazz à categoria de arte.Nascido em New Orleans, em uma família muito pobre , abandonado pelo pai e uma mãe que não lhe conseguia dar o apoio que necessitava, terão o levado a cometer pequenos actos que o levariam à Casa para Crianças Negras Abandonadas, durante dois anos. Foi la que ele teve o seu primeiro contato com a música integrando a banda da instituição e, com 12 anos, teve seu primeiro contato com o trompete.
"Armstrong faleceu em 1971 e fez atuações até essa altura e, talvez, não lhe tenha sido dado todo o mérito e reconhecimento devidos ao músico que revolucionou e deixou um tão grande legado ao Jazz e ao mundo".
Miles Davis
Durante mais de 40 anos, Miles Davis reinventou o jazz... ...não só pelo seu dom como musico, mas também pela sua genealidade como improvisador.Além de participar no desenvolvimento do bebop, ele foi o percursor do cool jazz. Enquanto o bebop tem como pontos fortes a composição e o improviso.Miles participou ainda no arranque do jazz-rock, do jazz modal e do jazz-fusão, que derivou posteriormente no acid jazz.
2 comentários:
Olá Filho. Parabéns pelo seu Blog, em especial por ter escolhido o Jazz, que é um estilo de música que gosto muito. Espero ver você, ainda este ano, tocando no seu saxofone uma música do Louis Armstrong e outra de B.B. King. Um abraço e um beijo deste paizão que te ama.
Bem, é claro que também espero poder vê-lo tocar!!!
Teu blog ficou muito bom!
Já pedi prá mais alguém me ensinar a colocar música no blog. Eu só consigo colocar nas postagens. Me dá uma ajudinha?
Abraço da prof e bom final de domingo de Páscoa!
Postar um comentário