segunda-feira, 26 de março de 2007

Jazz e sua Origem

Nos Estados Unidos no final do século XVIII, houve uma grande diferença entre as regiões do Norte e Sul. As pequenas indústrias, o comércio e as propriedades agrícolas encontravam-se no Norte, e no Sul se encontrava o latifúndio, a monocultura e a utilização de escravos de origem africana.O Sul americano tinha duas áreas sociais: a aristocracia agrária e os escravos. Os negros que vieram para a América, que tinham um grande conhecimento musical, trabalhavam nas plantações de fumo e algodão e eram tratados como se fossem animais.Nos Estados Unidos, os escravos não tiveram grande sorte. O africano trouxe, além da dor e da tristeza, os seus pertences pessoais como, as suas plantas medicinais, os instrumentos musicais.Os donos das fazendas, proibiam os escravos de usar os seus tambores e instrumentos musicais, com medo de que pudessem incentivar revoltas, proibiram até de usarem a sua linguagem. Os escravos enquanto trabalhavam nas plantações ou na construção dos caminhos de ferro, eles criavam as suas canções e, mesmo sem os seus instrumentos, demonstravam seus sentimentos por musicas cantadas, que as vezes eram ritmadas por sons vocais,sendo que um puxava canto, e os outros respondiam ou improvisavam. Esse costume foi evoluindo, tornando-se parte do lazer deles.Essas músicas eram baseadas na cultura africana, na qual os negros demonstravam os seus sofrimentos e saudades no decorrer do dia a dia. Estas manifestações musicais foram de grande importância para a criação do jazz.

Grandes Nomes do Jazz


Duke Ellington

Foi durante décadas o mais significativo compositor de jazz.Nasceu em 1899 em Washington e começou a estudar piano com sete anos, sendo muito influenciado por pianistas do ragtime. A sua primeira experiência em Nova York, foi um fracasso, mas uns meses depois o aconselharam a voltar. Desta vez foi com a Elmer Snowden’s Washington band, conhecidos por Whashingtonians: Sonny Greer (bateria), Otto Hardwick (saxofones), Snowden (banjo) e Artie Whetsol (trompete), este pequeno grupo que tocou em clubes de Hollywood e Kentucky. Uma particularidade das suas composições foi o "Ellington effect". Este efeito pode ser ouvido em Mood Indigo, onde a forma tradicional da coletiva improvisação (New Orleans) - clarinete no registo agudo, trompete com o tema e o trombone com o baixo - é invertida, o trompete fica com o registo agudo, o trombone com a melodia e o clarinete no seu registo chalumeau faz o baixo. Outra inovação de Ellington foi a introdução do timbre do saxofone barítono, tocado por Harrey Carney e do trombone de Juan Tizol, que funcionou como quarta voz adicionada a um ensemble de três saxofones. Na fase final da sua carreira gravou com jovens músicos do jazz, como por exemplo, John Coltrane, Charles Mingus e Max Roach (Money Jungle, 1962).



Louis Armstrong

Um génio que se tornou um modelo para os restantes músicos do seu tempo, que se via a ele próprio como um “instrumento” para fazer chegar ao público “aquelas notas” que ele tanto amava através da sua trompete. Talvez tenho sido ele quem conseguiu elevar o jazz à categoria de arte.Nascido em New Orleans, em uma família muito pobre , abandonado pelo pai e uma mãe que não lhe conseguia dar o apoio que necessitava, terão o levado a cometer pequenos actos que o levariam à Casa para Crianças Negras Abandonadas, durante dois anos. Foi la que ele teve o seu primeiro contato com a música integrando a banda da instituição e, com 12 anos, teve seu primeiro contato com o trompete.
"Armstrong faleceu em 1971 e fez atuações até essa altura e, talvez, não lhe tenha sido dado todo o mérito e reconhecimento devidos ao músico que revolucionou e deixou um tão grande legado ao Jazz e ao mundo".

Miles Davis

Durante mais de 40 anos, Miles Davis reinventou o jazz... ...não só pelo seu dom como musico, mas também pela sua genealidade como improvisador.Além de participar no desenvolvimento do bebop, ele foi o percursor do cool jazz. Enquanto o bebop tem como pontos fortes a composição e o improviso.Miles participou ainda no arranque do jazz-rock, do jazz modal e do jazz-fusão, que derivou posteriormente no acid jazz.

domingo, 25 de março de 2007

Jazz


O jazz surgiu no período entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, era uma estilo de musica tocada principalmente por negros, norte americamos, desde a época dos escravos um pouco antes de 1850. As maiores influências do jazz são os blues, derivados das canções de trabalho dos negros (de onde foi tirado principalmente o carácter do improviso) e o ragtime, música escrita.

Fonte de pesquisa: www.wikipedia.org

sexta-feira, 9 de março de 2007

Assunto em Pauta...

Como ja deu para perceber o assunto que vou abordar no decorrer deste ano em meu blog será o Jazz, pois é um estilo de música na qual me interesso muito, pelo fato de envolver saxofone, instrumento tocado por mim, desejando obter mais conheminento neste tipo de música e quem sabe um dia conseguir tocar algum jazz, sabendo que é algo muito dificil, por ser um estilo de música que era ministrada por improvisação, logo é difícil adquirir partituras que contenham tais informações, outro assunto que será observado é sobre a sua evolução durante o passar dos séculos e sua origem, tentando esclarecer o máximo possível de dúvidas em relação ao mesmo.